quinta-feira, 29 de março de 2012

Quando os cabelos caem mais?



É normal o cabelo cair. Isso faz parte do ciclo de vida do fio, que ainda inclui as fases de crescimento e repouso. Mas se você anda assustada com os rastros deixados no travesseiro, no banco do carro ou no ralo do banheiro, faça o seguinte teste usado por dermatologistas: divida a cabeça em quatro partes e, em cada uma delas, passe dez vezes os dedos entre os fios delicadamente, da raiz às pontas. Se saírem seis ou mais fios de cada área ou um total de 24 é sinal de que o seu cabelo está caindo além da conta, e de que está na hora de procurar um especialista.

Mas, antes de arrancar os cabelos de nervoso, o terapeuta capilar Wagner Lisboa, do salão Ophicina do Cabelo, no Rio de Janeiro, lembra que há períodos em que a queda é mais acentuada. Aqui, ele lista as principais causas e dá soluções para cada uma delas:

Pós-parto É comum o cabelo da mãe começar a cair dois ou três meses após o nascimento do bebê. Na maioria dos casos, tudo volta ao normal depois de seis meses e sem precisar fazer tratamento.

Stress O esgotamento físico ou emocional pode fazer com que o cabelo caia de forma localizada ou em pontos diversos da cabeça. Isso acontece por causa do aumento na produção e liberação do estradiol, hormônio que causa um processo inflamatório nos bulbos capilares e ‘mata’ os fios. Os efeitos do stress podem demorar a aparecer, daí a dificuldade da pessoa encontrar a raiz do problema. Para não chegar a esse ponto, procure fazer atividades relaxantes.

Alterações na tireoide A diminuição na produção de hormônios pela glândula, mal conhecido como hipotireoidismo, faz com que o organismo poupe energia e acelere o processo de queda dos fios. Nesse caso, é indispensável consultar o médico, que vai pedir um exame de sangue para confirmar se há alguma alteração no funcionamento da tireoide. Caso isso se confirme, será necessário fazer reposição hormonal, que faz o cabelo voltar a crescer entre três e seis meses.

Anemia O problema prejudica a chegada de oxigênio à raiz do cabelo, o que deixa o fio fino e frágil. A solução é aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro, caso da carne, do espinafre, das leguminosas como feijão, grão-de-bico e lentilha, dos cereais integrais e das nozes. Para facilitar a absorção do mineral pelo organismo consuma junto uma fonte de vitamina C, como laranja, abacaxi, acerola, caju e kiwi.
 
 

terça-feira, 20 de março de 2012


 

Justiça americana condena fabricante de produtos com formol

Data: 19/03/2012



 

 

              O cerco ao formol teve novo capítulo, desta vez no exterior. Não bastassem as diversas reportagens recentes da mídia nacional denunciando produtos e profissionais que utilizam o formol nos tratamentos de cabelos, a mais recente notícia sobre o assunto vem dos Estados Unidos, onde a GIB, fabricante do Brazilian Blowout, chegou a um acordo no valor de 4,5 milhões de dólares para encerrar o processo sobre riscos à saúde movido por profissionais da beleza e usuários dos seus produtos.

               Além deste valor, a empresa terá que pagar 35 dólares por tratamento a cada consumidor que provar ter sido prejudicado pelo Brazilian Blowout (máximo de três tratamentos pagos por reclamante). Já os cabeleireiros receberão 75 dólares por cada frasco comprado para uso no salão.

                 Infelizmente, a GIB continuará vendendo o produto livremente, mas terá que retirar a propaganda enganosa que informava aos consumidores que dois dos seus produtos mais populares não continham formol, além de ser obrigada a reformular todo seu site e pagar mais 600 mil dólares em taxas e multa.

                  Não restam dúvidas que a Mutari está no caminho certo e que a ética que guia nossos projetos é um grande diferencial para aqueles que utilizam os produtos de todas nossas linhas.

Fonte:http://www.cosmeticsdesign.com/

Postado por: France Batistelle - Diretora de desenvolvimento da Mutari


Programação da Sala de Workshop da Mutari na Hair Brasil 2012

Data: 15/03/2012
Programação da Sala de Workshop da Mutari na Hair Brasil 2012

Veja aqui os desfiles e cursos que serão ministrados no stand da Mutari. Presença confirmada de toda a equipe técnica nacional. Participe!
PROGRAMAÇÃO
SÁBADO - 24/03
11:30 - Desfile
12:00 às 13:00 - Intensive Transform - Lançamentos 2012 - cor, cortes e transformação
14:00 às 15:00 - Marketing - Planejamento Estratégico Aplicado no Salão de Beleza
15:30 - Desfile
16:00 às 17:00 - Color Mechas - Tendência em Mechas 2012 - Correção e Matização
17:18 às 18:00 - Noções Básicas de Administração Financeira Aplicada no Salão de Beleza
18:00 - Desfile

DOMINGO- 25/03
10:30 às 11:30 - Penteados - Mix de Formas e Movimentos - Penteados para Festas e mais de 5 Modelos de Tranças
11:30 - Desfile
12:00 às 13:00 - Visagismo e Finalizações Especiais - Tendências de Cortes 2012
13:30 - 14:30 - Especial Hair - Royal Lyss Lançamento 2012 (Palestra com France Batistelli)
14:30 - Desfile
15:00 às 16:00 - Como conquistar e manter o cliente em seu salão
16:30 às 17:30 - Collori Design Blod - Técnicas em mechas - Tendências 2012
17:30 - Desfile
18:00 às 19:00 - Marketing - Planejamento Estratégico Aplicado no Salão de Beleza

SEGUNDA 26/03
10:30 às 11:30 - Especial tranças 2012 - Tranças e penteados - Mais de 10 técnicas - Lançamento Hair Brasil
11:30 - Desfile
12:00 às 13:00 - Visagismo e Finalizações Especiais - Tendências de Cortes 2012
13:30 - 14:30 - Histologia do fio - Histologia, anomalias, diagnóstico e tratamentos pré e pós-químoca (Palestra com France Batistelli)
14:30 - Desfile
15:00 às 16:00 - Como conquistar e manter o cliente em seu salão
16:30 às 17:30 - Blends Collori 2012 - Collori mechas - Tendências 2012
17:30 - Desfile
18:00 às 19:00 - Marketing - Planejamento Estratégico Aplicado no Salão de Beleza
TERÇA - 27/03
11:30 - Desfile
12:00 às 13:00 - Intensive Transform - Lançamentos 2012 - cor, cortes e transformação
14:00 às 15:00 - Marketing - Planejamento Estratégico Aplicado no Salão de Beleza
15:30 - Desfile
16:00 às 17:00 - Color Mechas - Tendência em Mechas 2012 - Correção e Matização
17:18 às 18:00 - Noções Básicas de Administração Financeira Aplicada no Salão de Beleza
18:00 - Desfile
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

FRANCE BATISTELLI
Diretora de pesquisa e desenvolvimento de produtos. Responsável pela Garantia de Qualidade da Mutari. Farmacêutica graduada na UFMG, especializada em Farmáci Industrial, MBA em Cosméticos Orgânicos e Sustentabilidade - Espanh, com mais de 20 anos de experiência em Controle de Quanlidade e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos.




PROFESSOR ANTONIO RIBEIRO
Graduado em Administração Geral. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Professor do Curso Superior de Gestão e Beleza da Universidade Estadual de Goiás - ERG e dos cursos superiores de Marketing e de Recursos Humanos da Faculdade Objetivo. Consultor de Negócios dos segmentos da Beleza.

GARANTA SEU LUGAR!
STAND MUTARI NA HAIR BRASIL 2012: RUA L/M 29/30 - PROFISSIONAL SHOW

terça-feira, 6 de março de 2012

Nossos Cabelos merecem!

Add caption
A missão da Mutari é contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da saúde da população brasileira, principalmente das mulheres, através da fabricação e comercialização de cosméticos a partir de uma postura empresarial ética e socialmente responsável.
Preocupados em garantir a segurança e qualidade dos nossos produtos a todos os envolvidos na comercialização e no uso, a Mutari realizou testes clínicos de eficácia e segurança em humanos, com acompanhamento de médicos dermatologistas nos produtos:
Os produtos testados se mostraram seguros para o uso em humanos na área recomendada, não ocasionando reações de irritação ou sensibilização, durante o período de estudo.
Enviamos, também os itens para testes específicos para a detecção da presença de formol no produto,  altamente sensíveis e capazes de detectar concentração muito baixa, até 400 vezes menos que o máximo permitido por lei.

 Sendo assim, é com imensa satisfação que compartilhamos mais uma conquista: as certificações que consolidam a nova linha Royal Lyss como segura, inovadora e livre de formaldeídos.
 A Mutari é a única empresa do mercado a oferecer linha de escova progressiva com selo de dermatologicamente testado, com garantia comprovada que não oferece riscos a saúde do profissional e do consumidor.



Fonte: http://www.mutari.com.br/mutari/default.asp?cod=27

“Mitos do diferencial competitivo”.


                Ao longo dos mais de dez anos de contato com profissionais que iniciavam seu negócio na área de estética e beleza, percebíamos que a maioria possuía o claro entendimento que para o negócio prosperar era necessário inovar e diferenciar-se. No entanto, o equívoco estava na forma que alguns desses empreendedores pretendiam fazer isso. Faltava-lhes compreender que qualidade dos serviços e produtos, equipe qualificada, preço justo, bom atendimento e uma boa localização, em verdade, são pré-requisitos para sobrevivência no mercado. Tais características são condições essenciais para se abrir e manter um empreendimento. Agindo assim, estamos apenas fazendo a lição de casa.
Mas afinal, o que é realmente diferencial competitivo?
O diferencial é o que dá personalidade ao negócio, é o que lhe destaca da multidão. Diferenciais competitivos são aquelas competências essenciais que conferem ao negócio maior força diante da concorrência.
Esse “algo a mais” é a chave para o sucesso nesse concorrido mercado de beleza e cuidados pessoais. Ousar e inovar são palavras que devem ser incorporadas ao vocabulário empresarial, sob o risco de em um piscar de olhos o seu negócio ficar ultrapassado e se tornar carta fora do baralho.
Mesmo assim, insistem os empreendedores incautos: “mas possuo um grande diferencial, o preço mais baixo do que o da concorrência”.

Mito 1 – O ilusório diferencial competitivo do preço baixo
            Pobre empreendedor que precisa recorrer ao preço baixo para conseguir tornar-se competitivo no mercado. Seus dias estão contatos.
Se você ainda insiste em achar que o cliente realiza sua escolha de consumo principalmente pelo preço, ficará surpreso em saber que esse não é um dos principais critérios de avaliação do consumidor. Antes do preço, o consumidor irá analisar se o ambiente é agradável, se a localização é conveniente, se a qualidade é superior, se o atendimento é ágil, se o profissional é confiável, entre outros.
Preço baixo por si só não é diferencial. Muito cuidado com esta estratégia. Ela é uma das mais arriscadas a se seguir.
              O preço baixo somente se torna diferencial competitivo quando ele é alcançado por meio de alguma ação estratégica (negociação com fornecedores, venda em escala, parcerias estratégicas etc.) e não simplesmente por mera diminuição da margem de lucro, o que enfraquece o negócio.
Uma boa alternativa é fazer seu cliente perceber que está comprando “mais por menos”. O consumidor despende diversos recursos para adquirir um serviço – dinheiro, tempo, desgaste físico e desgaste emocional. Assim, a maioria dos consumidores está disposta a gastar mais recursos financeiros, por exemplo, para economizar outros recursos como tempo e desgaste físico.
Precisamos quebrar esse paradigma. Por isso, não baixe os preços, aumente o valor percebido.

Mito 2 – O “inovador” diferencial do bom atendimento!
             O bom atendimento está para a prestação de serviços como a embalagem está para o produto. É por meio do atendimento que o cliente, de fato, tem seu primeiro contato e experiência com a empresa.
          Os clientes são muito sensíveis ao atendimento, em especial na área de serviços. Caso não sejam bem tratados pela recepcionista do salão, automaticamente remetem este padrão ao profissional cabeleireiro. Se ao solicitar um atendimento em domicílio, não sentir confiança e simpatia na conversa do profissional ao telefone, podem imaginar que a drenagem linfática contratada também não será de qualidade.
Por isso, o bom atendimento é a base da prestação de serviços. Não é diferencial tratar bem o cliente, é obrigação. É condição primeira e essencial para que o cliente sinta-se respeitado e valorizado.
Quer transformar o atendimento em diferencial? Desenvolva um atendimento personalizado. Conheça seu cliente, crie planos de fidelidade, peça e dê feedback, treine a equipe, ou seja, crie a cultura do atendimento diferenciado.

Mito 3 – Ter qualidade é diferencial competitivo
         Qualidade possui diferentes conceitos e seu entendimento é muito amplo. Não entrando no mérito, precisamos ao menos entender na prática o que é qualidade.
Quando uma mulher busca uma manicure, por exemplo, ela tem a necessidade de “fazer” as unhas. Ela espera tirar a cutícula, lixar e pintar as unhas. Sua expectativa é ser bem atendida, que não tirem nenhum “bife” de seu dedo, que somente utilize-se material descartável/esterilizado e que o esmalte fique uniforme, na cor certa e sem bolhas. Terminado o processo dentro destas especificações (e não descascando em poucos dias), a qualidade foi atingida, pois o serviço está adequado às exigências mínimas e às expectativas da cliente.
         Dessa forma, por que então a qualidade seria diferencial? Não tirar um “bife” do dedo da cliente é diferencial? Imaginem um proprietário de salão divulgando seu negócio:
“No meu salão a qualidade é o diferencial. Lá não queimamos a cliente na depilação, não pintamos de loiro quem queria ficar ruiva, nem utilizamos produtos com validade vencida!!!”
                Uma cena um tanto hilária, mas, de fato, é o que representa dizer que qualidade é diferencial.
Como falamos no início deste artigo, o diferencial competitivo é o “algo mais”. A qualidade, bom atendimento e preço justo atendem às expectativas básicas dos clientes. Isso não lhe diferencia da concorrência, apenas confere sustentabilidade a seu negócio, pois quem assim não procede está fadado ao fracasso.
Quer saber como transformar a qualidade em diferencial competitivo? Como ter serviços com mais valor agregado e percebido? Como inovar para encantar e fidelizar seus clientes?
Então, acompanhe nossa coluna nas próximas edições da revista Estética e Negócios.
E não deixe de comentar este artigo aqui, deixando seu relato de como saiu do “básico” e criou seu diferencial competitivo.

Márcio Monson é Administrador de empresas, com MBA em Gestão de Negócios e empresário do segmento há 13 anos. Realiza assessoria e consultoria especializada em gestão empreendedora e inovação.  visaoeinovacao@marciomonson.com  www.marciomonson.com

Fonte: http://esteticanegocios.wordpress.com/category/visao-e-inovacao/